Menu Navegação

Quem sou eu

Minha foto
Durante 25 anos apoiei a formação de equipes e líderes, bem como busquei ser uma pessoa melhor, respeitando meus valores e mantendo um posicionamento ético diante da vida. Neste momento me entrego à minha missão de vida. A vivência adquirida até aqui me levou à uma visão crítica da maturidade dos ambientes corporativos em pequenas, médias e grandes empresas, bem como dos comportamentos que possibilitam estratégias eficazes para alcance de resultados e formação de equipes altamente produtivas e colaborativas. Minha busca é para que as pessoas busquem seu empoderamento e tenham as rédeas da própria vida nas mãos, perseguindo a felicidade como sua principal meta. Esta formação se dará através de consultorias e treinamentos comportamentais, workshops, palestras motivacionais e personal e/ou professional coaching.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A tristeza nos caminhos da liderança

Há sempre quem possa defender teorias sobre modelos de liderança.

Depois de tantos anos assistindo os desafios, contornando e adaptando o conhecimento à necessidade que os ambientes tem, descobrimos que ser líder é convencer os outros a fazer aquilo que você tem responsabilidade por decidir.

Convencer não quer dizer que este caminho é melhor ou pior. É aquele que se determina como a melhor estratégia para o alcance de um objetivo, olhando e sabendo sobre o que está julgando. É a responsabilidade aliada ao conhecimento que se tem e não apenas ao que está nos livros como melhor prática. 

Convencer é trazer todos à uma mesma meta. Não haverá questionamentos ou contestações. Todos estão convencidos. 

Se há discussão, faltam argumentos. O convencimento ainda não se deu ou nem tudo está as claras. 

No entanto, haverá de vez em quando um apelo maior do que encontrar a melhor forma de fazer. 

De vez em quando o líder será solicitado a não pensar numa estratégia. 

Eles lhe dirão: - Traga o número!!!

Ao apresentar o número ainda lhe dirão: - A regra mudou, agora este número não serve! Traga outro maior!

Não há ninguém, por melhor que seja o currículo e vivência, capaz de assimilar a loucura de alguns desafios.

A frustração de quem é líder de verdade, estará escondida naquilo que não foi dito, na falta de um objetivo claro, em metas desestruturadas, por isto a cada minuto mudam, ou assumem regras diferentes para cada um, o que é ainda pior. 

Ao líder restará assistir a conveniência de outros interesses imporem-se, de forma vazia, sobre qualquer outro valor. 

A decepção de quem é líder de verdade, estará em assistir a si mesmo ou colegas de mesma ou maior senioridade anularem-se para permanecerem no conforto de suas posições. Sem indisposições, mas fazendo apenas o que se quer, sempre sem se expor ou se colocar em risco.




Nos caminhos da liderança, a incapacidade de proteger sua equipe dos desmandos vazios e a garantia da qualidade daquilo que entregarão, o tornarão um pouco mais triste na vida!

4 comentários:

  1. Sem dúvida alguma, o último parágrafo nos alerta à um grande risco, pois poucos entregam "a própria vida à outrem"! E ser apenas plateia do desastre, é no mínimo covarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isto os valores fazem tanta diferença. Os que abraçam a causa, ajudam a carregar o piano e um dia, quando a tormenta passa, estarão todos juntos ao entorno dele ouvindo os acordes no mesmo compasso de seus corações, como irmãos que são.

      Excluir
  2. Antigamente eu tinha raiva quando alguém se referia a um profissional como "recurso", mas realmente é parte do jogo. Hoje em dia as empresas estão se virando com o pouco que é destinado aos projetos e como o investimento é mais baixo, as mudanças são ainda maiores. O seu blog é muito legal Neila. Parabéns. abs Bruno - San

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno agradeço sua contribuição. É verdade. Com dinheiro qualquer um faz. Hoje o que estamos sendo solicitados a exercitar é sempre o "mais com menos". Estamos ficando bons nisso de tanto exercitar o looping. Seja bem vindo ao blog. Este é um espaço para reflexão e todos os comentários são bem vindos, mesmo os que discordam ok? Foi bom reencontrá-lo e retomar nosso aprendizado mútuo. Beijo.

      Excluir

Deixe aqui a sua opinião