Menu Navegação

Quem sou eu

Minha foto
Durante 25 anos apoiei a formação de equipes e líderes, bem como busquei ser uma pessoa melhor, respeitando meus valores e mantendo um posicionamento ético diante da vida. Neste momento me entrego à minha missão de vida. A vivência adquirida até aqui me levou à uma visão crítica da maturidade dos ambientes corporativos em pequenas, médias e grandes empresas, bem como dos comportamentos que possibilitam estratégias eficazes para alcance de resultados e formação de equipes altamente produtivas e colaborativas. Minha busca é para que as pessoas busquem seu empoderamento e tenham as rédeas da própria vida nas mãos, perseguindo a felicidade como sua principal meta. Esta formação se dará através de consultorias e treinamentos comportamentais, workshops, palestras motivacionais e personal e/ou professional coaching.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A ansiedade, a confiança e a fé

Existem muitos sintomas ligados a ansiedade: frio no estômago, taquicardia, insônia, náuseas e tanto outros.  A ansiedade entrega o quão inseguros podemos estar em realizar aquilo que desejamos ou está prestes a acontecer, simplesmente porque de alguma forma tudo pode dar errado ou por nos considerarmos incapazes de fazer acontecer de outra forma.

Por que, se somos pessoas merecedoras de todo o bem; e dedicadas e apaixonadas pelo que fazemos, acreditamo-nos desprovidos desta importância ou ainda incapazes de realizar algo de qualidade, duvidando de nossos méritos ou competências?! Por que sentimos ansiedade senão por insegurança?!

Ansiedade é confissão de insegurança!

Mas o que há?!

Apesar dos anos de dedicação ao conhecimento, estudo  e suor em horas de efetiva aplicação deste conhecimento, tememos pelo fracasso. Quantas vezes no entanto, no experimento da aplicação deste conhecimento as fórmulas que serviram à um modelo funcionaram e em outras tivemos que mudar um ponto aqui e outro ali, para então alcançar a excelência?! Pois então...nada se perde!

Quanto mais jovens somos, menos nos preocupamos em falhar. Não temos preconceitos pois não nos importa tanto a opinião dos outros. Fazemos simplesmente pelo prazer de concluir.

Mais tarde e mais velhos, por vezes cansados da mesmice, desejamos trilhar um outro caminho. Não admitimos no entanto que para isto, em algumas competências estejamos imaturos ou despreparados, ou que em algum conhecimento haja um novo esforço a empregar. Tememos ser julgados, não pela coragem de tentar, insistir e mudar, mas muito mais por errarmos, por voltarmos a condição de amadores. Mas o que há de errado em recomeçar?! Que demérito há nisso?!

O temor pelo fracasso é vaidade!
Embora sejamos outro tipo de pessoa, pois enquanto muitos abandonam seus sonhos acomodando-se com o trivial, insistimos em perseguir objetivos. não estando livres, claro, de temer pelo desconhecido ou ainda de nos sentirmos frágeis diante da vida. Mas o fato é que não nos contentamos apenas com o imaginário. Queremos realizar. Isso é fé!

Não importa onde apoiemos nossa confiança, é lá que está também a nossa fé!
Pode ser na religião e no conselho solidário do padre à quem agradecemos e pedimos a benção; na oração ao Deus em quem acreditamos; no relato aberto com o amigo que segura a nossa mão e diz: Vamos juntos! Muitas vezes é neste amigo que nos espelhamos e é nele que colocamos nossa confiança! Não importa!

A fé é o alicerce da confiança em nós mesmos!

Não importa, desde que confiemos! Acreditemos!


Vamos em frente com confiança e fé de que tudo virá e dará certo! Deixemos a ansiedade para quem não é merecedor ou capaz! Não é nosso caso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião