Menu Navegação

Quem sou eu

Minha foto
Durante 25 anos apoiei a formação de equipes e líderes, bem como busquei ser uma pessoa melhor, respeitando meus valores e mantendo um posicionamento ético diante da vida. Neste momento me entrego à minha missão de vida. A vivência adquirida até aqui me levou à uma visão crítica da maturidade dos ambientes corporativos em pequenas, médias e grandes empresas, bem como dos comportamentos que possibilitam estratégias eficazes para alcance de resultados e formação de equipes altamente produtivas e colaborativas. Minha busca é para que as pessoas busquem seu empoderamento e tenham as rédeas da própria vida nas mãos, perseguindo a felicidade como sua principal meta. Esta formação se dará através de consultorias e treinamentos comportamentais, workshops, palestras motivacionais e personal e/ou professional coaching.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A ansiedade e a matemática


Sempre fui conhecida pela característica ansiosa que tenho. 

Talvez por causa do exercício profissional contínuo e do pensamento processual, e de na maioria das vezes buscar antecipar o tratamento e mitigação dos riscos durante o processo de levantamento de cenários, aspectos envolvidos e etc, sofra antecipadamente o que virá, acreditando que isto me possibilita prever e contornar a tudo. 

Esse "modus operandi" exige que esteja sempre alerta, vigiando tudo, o que causa um desgaste de energia imenso. Contínuo.  

A área em que atuo exige velocidade, visão ampliada, processos e que as pessoas os cumpram, claro. Mas sobre isso está a decisão individual dos OUTROS.

E o que não posso prever?! Ou o que por mais devaneios que tenha não serei capaz de evitar sob nenhuma hipótese?!

Seja em TI seja na vida não serei capaz de prever ou evitar os fatos, os impactos de tudo.

A ciência e a vida me surpreenderão: na tecnologia, na economia, nas relações humanas....provando que não adiantou querer prever o futuro. Sempre haverá algo novo, inesperado.

Então o que me resta?!

Já há algum tempo busco desacelerar. Não tomar decisões de cabeça quente e sob pressão imposta sem justificativas. É um exercício, nem sempre consigo!

Entendo que a experiência ou a opinião de quem me precedeu deva ser respeitada e traga a solução sem que eu precise virar um heroína. Oxigenar o cérebro, pesquisar o que já está pronto para ser aplicado...ou simplesmente aguardar para que as idéias venham, naturalmente, como uma invenção. 

Pois bem, faço o meu melhor e tenho certeza que surpreendo quando algo me é exigido. Penso rápido sob pressão mas não abro mão de seguir um método:

1) Exerço minha aptidão de olhar para as coisas sobre diversos ângulos, esta é a minha característica mais forte. 

2) Posso supor o que está além porque exercito o meu olhar : conhecer o que ocorreu ontem (respeito aos fatos) e para os lados - o que está ocorrendo agora (consciência).

3) Esse saber reduz o número de cenários que podem ocorrer a frente, e a probabilidade de eu acertar, é maior. Não é mágica, é ciência matemática.

Não sou advinha, que fique claro! 

Esta descoberta pode gerar incomodação naqueles mais vaidosos : "porque não pensei nisso?!".

Sugiro repetir o método se você também é exigido a fazer "milagre"! 
Sua ansiedade será reduzida e suas respostas mais frequentemente certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião