Menu Navegação

Quem sou eu

Minha foto
Durante 25 anos apoiei a formação de equipes e líderes, bem como busquei ser uma pessoa melhor, respeitando meus valores e mantendo um posicionamento ético diante da vida. Neste momento me entrego à minha missão de vida. A vivência adquirida até aqui me levou à uma visão crítica da maturidade dos ambientes corporativos em pequenas, médias e grandes empresas, bem como dos comportamentos que possibilitam estratégias eficazes para alcance de resultados e formação de equipes altamente produtivas e colaborativas. Minha busca é para que as pessoas busquem seu empoderamento e tenham as rédeas da própria vida nas mãos, perseguindo a felicidade como sua principal meta. Esta formação se dará através de consultorias e treinamentos comportamentais, workshops, palestras motivacionais e personal e/ou professional coaching.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Carreira: Empregabilidade, Comprometimento e Submissão

Vamos continuar a série sobre carreira.
Estive em Recife na semana passada participando de um treinamento com o Instituto Edson De Paula.

Após o primeiro dia de curso do Edson De Paula, a noite na quinta passada, tive a oportunidade de assistir à palestra "Como anda sua empregabilidade neste momento de Crise?", que encerrava o 2º ENCONTRO NUDECAD e com parceira entre a FAFIRE, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE)
Entre os palestrante estiveram Adriana Cavalcanti e Vânia Portela da Portela e Cavalcanti. A palestra foi realizada no Colégio São José e a maior parte dos participantes eram jovens entre 18 e 25 anos. Impressionante. Sala cheia e interessada.

Muito interessante a apresentação dos pilares da empregabilidade e o discurso trazido por Adriana sobre a forma como devemos cuidar de cada um deles. Há muita conversa por aí fazendo-nos acreditar que é fácil, mas fomos levados à consciência da nossa responsabilidade e como fazemos com que isso ocorra de forma prática.

Ao final, e como bônus adicionais, para quem prestigiou o evento, as estrelas:

Vânia Portela: mais uma vez traz à luz de sua vivência, a importância de estarmos antenados sobre tudo que foi dito não apenas para nos mantermos empregados, mas competitivos. Vânia é sempre uma lição. Estávamos todos ansiosos por sua contribuição.

Professor Alexandre Nunes: após as perguntas e discussões do encontro, Prof. Alexandre nos alerta sobre as artimanhas do poder nos ambientes corporativos deturpando os verdadeiros significados de "Comprometimento" e "Submissão". Levando-nos a consciência que assim como as empresas escolhem os candidatos, que nós também façamos a leitura dos valores reais dela, e avaliemos se eles estão alinhados com os nossos, pois acima da preocupação com a empregabilidade, que sejamos íntegros, congruentes e éticos com a escolha de onde colocamos 1/3 do nosso tempo, nome e intelecto.

Tenho vivido muito aprendizado e considero que Deus tem me guiado, pois em tudo o que participo o tema do comportamento humano é sempre a pauta. Aquele comportamento à que me dedico e me sustenta nos novos caminhos a que me propus.

Obrigada Adriana Cavalcanti, Vânia Portela e Prof Alexandre Nunes pelos aprendizados desta noite e para a vida.

Encontro maravilhoso e aprendizado. Família de Adriana conosco. Um prazer multiplicado
À Jaqueline e Camila meu obrigada pela carona e o papo maravilhoso com gosto de nordeste nos trajetos de ída e volta!!!! Eita gente acolhedora esse pessoal de Pernambuco!

2 comentários:

  1. Uma grande verdade Neila. Não é esperado nas Empresas comprometimento e sim submissão. Comprometimento envolve participar, agregar novas ideias. Isso nem sempre é bem vindo. A submissão se impõe pela necessidade do emprego, especialmente em momentos de crise como o que estamos vivendo em que o medo se instala e paralisa a ação. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vania. É um momento difícil para todos, mas temos de manter nossos valores e ética, de um lado e de outro. Se assim não for tendemos a criar um clima insustentável de trabalho. Beijo

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião