Menu Navegação

Quem sou eu

Minha foto
Durante 25 anos apoiei a formação de equipes e líderes, bem como busquei ser uma pessoa melhor, respeitando meus valores e mantendo um posicionamento ético diante da vida. Neste momento me entrego à minha missão de vida. A vivência adquirida até aqui me levou à uma visão crítica da maturidade dos ambientes corporativos em pequenas, médias e grandes empresas, bem como dos comportamentos que possibilitam estratégias eficazes para alcance de resultados e formação de equipes altamente produtivas e colaborativas. Minha busca é para que as pessoas busquem seu empoderamento e tenham as rédeas da própria vida nas mãos, perseguindo a felicidade como sua principal meta. Esta formação se dará através de consultorias e treinamentos comportamentais, workshops, palestras motivacionais e personal e/ou professional coaching.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Geração Saúde Psicossomática?!

Já há alguns anos nos percebo mais preocupados com nossa alimentação. Isto sim é uma preocupação importante. A ciência não cansa de avisar sobre os alimentos e seus efeitos. Novos negócios surgiram a partir desta preocupação: verduras e legumes orgânicos pré-lavados e ensacados nas prateleiras dos supermercados; os vídeos e programas de TV ensinando as pessoas a cultivarem suas próprias hortas e a melhor forma de prepará-los; multiprocessadores domésticos para facilitar a vida de quem se dispõe à seguir estas receitas; etc e etc. 

Junto com isso voltamos a nos exercitar. O conforto engorda. Novos negócios: academias em diversos formatos; personal trainer; moda fitness; tênis com alta tecnologia; equipamentos e alimentos dedicados a melhor performance; etc e etc.

Há alguns dias devido um problema no carro saí a pé e fui de ônibus resolver algumas coisas. Meu coração parecia que iria sair pela boca. O calor deu dor de cabeça. As pernas, pouco exigidas devido a embreagem e o acelerador, tremiam ao subir a ladeira de onde moro. 

Se o conforto trazido pela evolução tecnológica não nos exige nem mesmo subir escadas (graças aos elevadores), então que façamos a caminhada, natação ou qualquer outro esporte que coloque o organismo para funcionar e nos condicionar, para que o sistema possa fazer o seu papel.

Lembrei-me de dois projetos que fiz: um em Santa Catarina e outro no Rio de Janeiro. Ambos me propiciaram longas caminhadas diárias na orla da praia. Respirava muito melhor e a beleza do por do sol no mar enchiam meu coração de alegria.

Tudo isso é muito produtivo e acredito que esta é uma onda que veio para ficar. Acredito que cada vez mais nos preocuparemos com isso.

Mas, existem coisas que não sei quantos de nós está realmente tratando. Falo de índole e comportamento.

Que sentimentos estamos armazenando dentro de nós? 
Com o que estamos alimentando o nosso coração e o nosso equilíbrio emocional?
Percebemos o que estamos ingerindo e envenenando no nosso próprio sangue e nos dos outros?
Cuidamos para não magoar as pessoas que dizemos amar? 
Nos damos conta no momento exato que tomamos a decisão de maldizer os outros com nosso egoísmo ? 
Nossa vaidade não é um prato cheio de colesterol? 
Estamos orgulhosos do que fazemos e dizemos entre paredes ou achamos que ninguém saberá? 
Estamos pensando o que fazemos aos outros ou apenas acreditando que eles nos perdoarão?
E o que fazemos pelos outros? Neste caso o prato não está demasiadamente raso e o alimento sem nutrientes que possam alimentá-los?
Como levamos esperança aos outros? Cultivamos a horta da solidariedade para que todos possam se fartar ou nesse momento apenas cuidamos do nosso umbigo? Eles que se virem?!
Como enchemos nosso coração de alegria?  Estamos "multiprocessando" sentimentos dignos e servindo de exemplo aos outros? 

O que proponho é que todos nós cuidemos dos alimentos orgânicos, do exercício físico, mas não esqueçamos do que estamos produzindo através dos nossos pensamentos e comportamentos. Que liberemos energias boas aos outros, não um dia, não por conveniência, mas sempre! 

Que façamos escolhas justas na hora de tomar uma decisão ou expressar nossa opinião sobre o outro...que cultivemos amigos e que eles nos sirvam de porto seguro para o dia de amanhã. A vida é um moinho de vento que leva tudo o que produzimos para os nossos filhos, netos, bisnetos e amigos.

As doenças só não nos alcançarão e aos que amamos se cuidarmos de tudo que mandamos para o mundo. Não nos enganemos. Cuidemos de tudo em sua origem, seja na produção de alimentos ou de sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião